Apesar de ouvirmos repetidamente a frase “A DBT é uma abordagem baseada em princípios”, conseguir visualizar isso na prática pode ser muito difícil!
Precisamos sempre equilibrar aderência ao modelo proposto pela Linehan e flexibilidade para adaptar às diferentes demandas e características que surgem em nossa prática clínica.
E ninguém melhor do que Charles Swenson, um profissional que trabalhou nos mais diferentes cenários e demandas para nos ensinar isso. Seu livro “Princípios da Terapia Comportamental Dialética em Ação” é rico em exemplos, adaptações e explicações que ampliam e facilitam a compreensão do Manual da Linehan.
Ele aprendeu DBT diretamente com a Linehan e tem um histórico incrível, além de um jeito único de ensinar (você pode conhecer todas as informações sobre ele logo abaixo).
E entre Novembro/24 e Março/25 será o professor dos “Seminários Avançados em DBT”! Uma oportunidade única para profissionais de saúde mental aprofundarem seus conhecimentos e habilidades na Terapia Comportamental Dialética (DBT)! Os encontros estão estruturados em torno de um modelo baseado em princípios que integra mudanças comportamentais, aceitação da realidade e filosofia dialética.
Ao longo de uma série de encontros cuidadosamente elaborados (que você consegue conferir em detalhes abaixo), nós vamos explorar os três paradigmas fundamentais que formam a base da DBT. Cada encontro abordará estratégias específicas e práticas que fortalecerão a capacidade do terapeuta de lidar com casos complexos, promovendo uma abordagem de tratamento mais eficaz e compassiva.
Projetado para psicólogas e outros profissionais de saúde mental que desejam aprimorar suas competências clínicas, este evento oferece uma rara (e provavelmente única) chance de aprender diretamente com uma das maiores referências mundiais da DBT!
Os “Seminários Avançados em DBT ” têm o objetivo de capacitar os participantes a utilizarem a DBT de maneira mais flexível, compassiva e autêntica, resultando em um tratamento mais eficaz para clientes com desregulação emocional severa e comportamentos difíceis de tratar.
Cada seminário será dedicado a explorar os diferentes paradigmas e como eles se aplicam na prática clínica, oferecendo aos participantes ferramentas práticas e insights para melhorar sua eficácia terapêutica. Além de aprofundar o conhecimento técnico, o evento também visa fortalecer a capacidade dos terapeutas de aplicar esses princípios em suas práticas cotidianas, promovendo uma abordagem integrada no tratamento de transtornos complexos. Confira a agenda detalhada!
Como o Swenson fala no vídeo, esse não é um evento para quem não estudou DBT.
Ele é voltado para quem já possui formação em DBT, pois focará em como aplicar o que você já sabe de uma forma mais fluida, orientada por princípios, valorizando quem você é.
Descrição: Visando comportamentos que ameaçam a vida e desregulação emocional severa, Marsha Linehan desenvolveu um tratamento que inclui vários modos de tratamento, uma série de acordos e suposições sobre clientes e terapeutas, uma abordagem em equipe que ajuda a prevenir o esgotamento do terapeuta, mais de 100 habilidades comportamentais, mais de 65 estratégias de tratamento, vários protocolos e algumas regras. É um tratamento complexo para transtornos complexos e difíceis de tratar. Talvez menos óbvio seja que esse tratamento nasce de um conjunto de princípios ligados a três paradigmas fundamentais: mudança comportamental, aceitação da realidade e filosofia dialética. Enquanto um terapeuta DBT sério precisa aprender todas as habilidades, protocolos e estratégias, uma compreensão clara e aplicação desses princípios leva o terapeuta da aderência à competência.
Objetivos:
Descrição: A DBT surgiu dos esforços de Marsha Linehan para aplicar a terapia cognitivo-comportamental a indivíduos com padrões de comportamento suicida e autolesivo repetitivos. Mesmo após a evolução e adaptações da DBT, continuando até hoje, o núcleo do tratamento é a mudança comportamental. O objetivo final do tratamento é o fortalecimento das capacidades dos clientes para gerenciar desregulação emocional severa e crônica, engajar-se mais efetivamente em relacionamentos, sobreviver a crises e aceitar realidades dolorosas da vida, e tornar-se mais equilibrado, autocompassivo e autoconsciente. Esses são essencialmente o resultado de estratégias de mudança comportamental derivadas diretamente das terapias cognitivo-comportamentais. Nesta sessão, serão apresentados os cinco princípios da mudança comportamental, mostrando como cada um deles dá origem a procedimentos específicos de mudança comportamental na DBT e como, coletivamente, eles fornecem ao terapeuta um conjunto poderoso de ferramentas para mudar a vida do cliente.
Objetivos:
Descrição: Esta sessão continuará a apresentação e aplicação dos princípios do paradigma da mudança comportamental. Uma vez que um terapeuta pode efetivamente estabelecer a direção do tratamento em relação às metas de vida que valem a pena ser vividas do cliente, conforme manifestado em alvos de tratamento específicos, pode gerar força suficiente para avançar no tratamento através da construção de um forte compromisso e pode reforçar a perseverança ao longo do tempo de tratamento, o terapeuta deve fazer mais duas coisas: usar meios inteligentes para conceitualizar o caso, criar maneiras estratégicas de resolver obstáculos e alcançar os objetivos do tratamento, e chegar a um plano de tratamento que seja individualizado para o cliente em questão e que evolua e mude à medida que o tratamento progride.
Objetivos:
Descrição: Linehan descobriu, ao implementar procedimentos cognitivo-comportamentais para tratar indivíduos suicidas complexos e crônicos, que essas abordagens, mesmo que fossem as melhores maneiras de mudar comportamentos, geravam sentimentos nos clientes de serem invalidados e maltratados, o que levava a raiva, resistência e conflitos nas sessões de terapia. Ela se voltou para os princípios de aceitação da realidade, como se encontra nos princípios e práticas de mindfulness, em terapias centradas no cliente, na espiritualidade e com ênfase na validação para complementar a prática da mudança comportamental. Nessas duas sessões, focaremos nos cinco princípios de aceitação da realidade que dão origem à ampla gama de estratégias orientadas para a aceitação dentro do pacote DBT: validação, comunicação recíproca, intervenção ambiental e ensino de habilidades orientadas para a aceitação.
Objetivos:
Descrição: Continuando a apresentação dos princípios de aceitação que são fundamentais para a DBT, passamos para os princípios de impermanência, interdependência e perfeito-como-é. Em conjunto, os cinco princípios ajudam o terapeuta a manter contato com a realidade, manter a compaixão, reduzir julgamentos prejudiciais, aumentar a consciência e experimentar a liberdade ao trabalhar com clientes que às vezes sufocam o senso de liberdade.
Objetivos:
Descrição: Depois que Linehan adicionou aceitação e validação para complementar e fortalecer o pacote de mudança comportamental, ela reconheceu que, mesmo que o tratamento fosse mais eficaz, ele ainda frequentemente ficava preso devido a padrões comportamentais e de pensamento rígidos, resistência, pensamento preto-e-branco, tudo o que poderia paralisar o tratamento. Portanto, ela adicionou uma ampla gama de estratégias para destacar e superar a oposição, estratégias para ver a validade em ambos os lados de um argumento e chegar a um “caminho do meio” na terapia. Essas são estratégias muito interessantes que foram influenciadas por técnicas de terapia familiar, pensamento sistêmico, práticas de artes marciais, metáfora e abordagens paradoxais na terapia. Nessas próximas duas seções, entenderemos os princípios subjacentes a esses grupos de estratégias para que os terapeutas possam integrá-los na terapia, não apenas quando há lugares “presos”, mas, de fato, de maneira sutil o tempo todo.
Objetivos:
Descrição: continuaremos a explicar os princípios do paradigma dialético com uma gama de exemplos clínicos de como esse paradigma fortalece a mão do terapeuta DBT, ajudando-os a resolver dilemas de tratamento intratáveis, bem como a preveni-los aderindo aos princípios. Tendo ensinado sobre oposição, síntese e pensamento sistêmico, passamos para processos transacionais e o significado e importância do fluxo e movimento ao trabalhar com pessoas.
Objetivos:
Descrição: Tendo agora coberto todos os três paradigmas e todos os quinze princípios, passaremos as duas sessões finais em exemplos concretos de situações de terapia mostrando como aplicá-los em conjunto. Isso inclui como pivotar de mudança para aceitação, de aceitação para mudança, para dialética ou de dialética para mudança ou aceitação, permitindo um potencial e poder enormes na terapia.
Objetivos:
Descrição: Continuaremos nossa aplicação de uma abordagem baseada em princípios, olhando para situações clínicas especialmente difíceis, vendo como nossas opções de tratamento são aprimoradas e multiplicadas. Concluiremos com alguma discussão de uma abordagem baseada em princípios na equipe de consulta da DBT, fazendo “terapia para o terapeuta”.
Objetivos:
O Dr. Charles R. Swenson é Professor Associado de Psiquiatria na UMass Medical School. Ele obteve seu bacharelado em Biologia na Harvard University, seu diploma de medicina na Yale University Medical School, e completou sua formação em psiquiatria em Yale, além de treinamento psicanalítico em New Haven, CT. Após passar seis anos dirigindo um programa de internação de longo prazo, trabalhando com Otto Kernberg em Nova York para implementar terapia psicanalítica para pacientes com transtorno de personalidade borderline, o Dr. Swenson estudou DBT com Marsha Linehan e fundou o primeiro programa de DBT na costa leste, uma aplicação de DBT em regime de internação. Após dirigir esse programa por cerca de oito anos, ele se mudou para Massachusetts, onde se tornou Diretor Médico do Departamento de Saúde Mental em Western Massachusetts e Professor Associado de Psiquiatria na UMass Medical School.
Nos últimos trinta anos, o Dr. Swenson implementou, praticou e supervisionou a DBT nos Estados Unidos e em vários outros países. Ele dirigiu mais de quarenta treinamentos intensivos de DBT de dez dias e dez treinamentos avançados de DBT. Ele é autor de mais de vinte artigos e capítulos de livros sobre DBT e transtorno de personalidade borderline e publicou um livro em 2016, “DBT Principles in Action” que foi chamado de “o manual do operador para terapeutas DBT.” Seu livro foi traduzido para os idiomas italiano, português e coreano. Desde setembro de 2017, o Dr. Swenson oferece um podcast semanal de uma hora, “To Hell and Back,” sobre como usar as habilidades de DBT para lidar com as adversidades da vida. Todos os podcasts estão arquivados em www.charlieswenson.com. Quatro episódios recentes focaram inteiramente nas adaptações da DBT no tratamento de indivíduos com autismo.
O Dr. Swenson co-fundou a ISITDBT (Sociedade Internacional para Implementação e Treinamento de DBT) com Marsha Linehan em 1996 e foi o primeiro destinatário do Prêmio Cindy Sanderson de Educador Excepcional concedido pela ISITDBT em 2004. Ele recebeu o Prêmio Alfred Stanton do McLean Hospital em 2015. Charlie é conhecido por sua clareza, autenticidade, humor e calor humano em suas aulas. Ele vive em Northampton, Massachusetts, com sua esposa, tem dois filhos adultos e atende adolescentes, adultos e famílias em sua prática privada de psiquiatria e psicoterapia.
O evento será realizado online via plataforma Zoom com tradução simultânea.
Serão 9 encontros ao vivo com duração de 1 hora e 30 minutos cada, totalizando mais de 13.5 horas líquidas de aulas.
Datas e horários
Os encontros ocorrerão sempre em uma sexta-feira, de 12:00 às 13:30. Esse horário está considerando as políticas de horário de verão atual dos 2 países (EUA e Brasil) e caso ocorra alguma alteração nós informaremos com antecedência.
Caso você não possa comparecer à algum dos encontros, não se preocupe porque o Charles Swenson permitiu algo que é extremamente raro para eventos internacionais.
Todas as participantes receberão os slides traduzidos com antecedência. Além disso, o professor vai indicar leituras que podem ser feitas entre os encontros, baseado nos livros que já estão traduzidos.
Inscrição individual sem desconto: R$3.750.
1. Para quem este evento é destinado?
2. Como o evento será realizado?
3. O evento será gravado? Posso acessar o conteúdo depois?
4. Como faço para me inscrever?
5. Quais são os métodos de pagamento aceitos?
6. Existe algum desconto para grupos ou inscrições antecipadas?
7. Posso cancelar minha inscrição? Qual é a política de reembolso?
8. O evento vai fornecer certificado?
9. Como posso entrar em contato se tiver mais dúvidas?